sexta-feira, 18 de junho de 2021

7 DICAS PARA UMA ENTREVISTA DE TRABALHO

Nos dias atuais concorrência pelo melhor emprego ou por uma simples vaga profissional é uma constante e nos exige estarmos atentos as formalidades que uma entrevista exige.

Visando estas exigências, elaboramos 7 (sete) dicas comportamentais para que, você candidato, saia com mais vantagens na decisão do entrevistador.

1. Higiene pessoal e uma boa noite de sono: Durma bem, se alimente e mantenha a higiene pessoal em dia. Estar bem disposto faz toda a diferença na hora de uma entrevista. A pessoa se sente mais segura e a vontade para falar sobre suas capacidades e habilidades, porque se sente bem consigo mesma.

2. Seja pontual: Checar o percurso antes de sair ou um dia antes da entrevista é uma dica das boas. Sair de casa meia hora antes, sabendo para onde vai, facilita no caso de acontecer qualquer imprevisto. Caso a entrevista seja online, você deve checar os aparelhos que vai usar antes também. Teste o áudio e a câmera, certifique-se que está tudo ok.

3. Vista-se de maneira adequada: Não adianta ir com aquele shortinho da moda que é curto demais ou aquela blusa com decote muito grande... ou usar roupas muito informais e/ou extravagantes. Boné e chinelo nem pensar. Escolha uma roupa básica e tradicional para ganhar pontos na hora da entrevista. Essa dica também se aplica para entrevistas online, não é porque você está na sua casa que você pode aparecer de pijamas ou despenteado.

4. Nunca minta. Comporte-se de maneira formal, educada, gentil e desligue o celular: A gentileza deve ser uma companhia frequente de todas as pessoas, afinal, gentileza gera gentileza e assim devemos agir no nosso dia-a-dia. Ao entrar na empresa, seja assertivo cumprimente as pessoas com educação. Sente-se confortavelmente na cadeira, não precisa ficar como um robô ereto, mas lembre-se de ter postura. Durante a entrevista, lembre-se de ser você mesmo, nunca minta. Você pode se sentir a vontade com o entrevistador e isso é positivo pois facilita a comunicação de maneira que você consegue expor de forma positiva suas qualidades e desempenho, portanto lembre-se de preservar a intimidade. Você pode ter se identificado com o entrevistador e ele com você, no entanto, não esqueça que vocês não são íntimos.

5. Leve um currículo e uma caneta com você. Olhe nos olhos: Conheça bem seu currículo para responder as perguntas com segurança. Antes da entrevista, releia seu currículo para lembrar o seu histórico profissional. Durante a entrevista olhe o entrevistador nos olhos. Não precisa ficar olhando fixamente, mas procure olhar para a pesso9a enquanto ela fala. Demonstre atenção. Fale com convicção de suas conquistas. Demonstre confiança.

6. Seja objetivo e jamais critique as experiências anteriores: Não "queime seu filme" falando mal de experiências anteriores. Durante a entrevista seja objetivo.

7. Responda sobre seus pontos fortes ou fracos de maneira adequada: Evite responder que é ansioso ou perfeccionista, pois na maioria das vezes, na prática, as pessoas nem sabem de que forma estas características atrapalham sua rotina profissional. Antes de ir para a entrevista anote cinco qualidades e defeitos e pense em como você pode aproveitá-las diante do cargo que você está concorrendo. Prepare-se também para outras perguntas que possam exigir de você uma resposta mais criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Novas oportunidades